Polícia Judiciária deteve irlandês procurado a nível internacional
A Polícia Judiciária (PJ) deteve Jonny Smyth, um cidadão irlandês de 26 anos, em Braga, no âmbito de um mandado de detenção europeu e internacional. O suspeito era procurado pelas autoridades espanholas por alegado envolvimento no homicídio de John George, um irlandês de 37 anos, ocorrido em Alicante, Espanha.
A vítima, que se encontrava de férias em Alicante, foi dada como desaparecida a 14 de dezembro de 2024. O seu corpo acabou por ser encontrado apenas em janeiro de 2025, numa zona agrícola em Rojales, com fortes indícios de homicídio e ocultação de cadáver.
Fuga e captura
Após o crime, Jonny Smyth terá fugido para países do Médio Oriente e da Ásia, dificultando a sua localização. No entanto, as autoridades espanholas mantiveram o caso sob investigação e solicitaram a cooperação internacional para a sua captura.
A sua localização em território português foi possível graças à intervenção do Ministério Público – DIAP de Guimarães (Secção Especializada de Criminalidade Violenta), que agilizou o processo de detenção pela PJ de Braga.
Além de Smyth, outro suspeito já foi detido em Espanha por coautoria do crime. O caso gerou grande repercussão nos media espanhóis e britânicos, dada a brutalidade do crime e o desaparecimento inicial da vítima.
O suspeito foi presente ao Tribunal da Relação de Guimarães, onde será avaliado o pedido de extradição para Espanha, onde enfrentará a justiça pelo homicídio de John George.