O italiano Simone Faggioli (Norma M20 FC) ganhou a Rampa Internacional da Falperra, ultrapassando Andrés Vilariño para se tornar o recordista de vitórias (seis) na prova portuguesa. Christian Merli (Osella FA30) ficou a escassos 0,472s de Faggioli mas bateu o recorde da rampa, com o tempo de 1m47,890s. Campeão nacional Rui Ramalho (Osella PA2000 Evo2) garantiu segundo triunfo consecutivo no CPM.

A 39.ª edição da Rampa Internacional da Falperra teve os ingredientes de várias outras edições: muito público, mais de 130 carros, várias paragens no programa – duas delas motivadas pelos acidentes de Fausto Bormolini (Fórmula Reynard) e David Dedek (Alfa Romeo 147) – e o domínio dos pilotos italianos que competem no Campeonato da Europa FIA de Montanha, competição onde Portugal era a terceira paragem do calendário, depois de França e Áustria.

Um dos grandes motivos de interesse na edição deste ano era a possibilidade de Simone Faggioli ultrapassar o espanhol Andrés Vilariño e tornar-se o piloto mais vitorioso da prova portuguesa, algo que o italiano conseguiria mesmo mas por escassos 0,472s de vantagem sobre o compatriota Christian Merli. Faggioli, piloto da Norma (construtor francês) e dez vezes campeão da Europa de Montanha, não esteve tão dominador este ano na Falperra, talvez pela instabilidade das condições climatéricas, que alternavam o piso seco com piso húmido ou molhado.

Milhares de espectadores resistiram aos atrasos do programa e assistiram ao show dos dois pilotos italianos, com Faggioli a entrar para a história com a sexta vitória em Portugal, desempatando com Andrés Vilariño, quinto classificado na edição deste ano. Merli, por outro lado, ficou a apenas 0,472s do seu compatriota e ainda pulverizou o recorde do traçado da Falperra na derradeira subida, rodando em 1m47,890s. Refira-se que o anterior recorde tinha sido estabelecido por Faggioli em 2017, com o tempo de 1m48,686.

O francês Sébastien Petit, também em Norma M20 FC, completou o pódio da Falperra, na frente do compatriota Guy Demuth, também num Norma. Rui Ramalho, que também estava inscrito na prova do Europeu, conseguiu o sétimo lugar da categoria das barchettas. Destaque para outro piloto português, o bracarense José Correia, que repetiu a vitória de 2017 na Categoria 1 da prova do Europeu FIA, ao volante do espetacular Nissan Nismo GT-R GT3.

CLASSIFICAÇÕES RAMPA INTERNACIONAL DA FALPERRA

Acidente grave de David Dedek na curva da morte | Alfa Romeo 147 Campeonato da Europa de Montanha

Resumo da Prova bracarense