Bom Jesus nas novas notas de zero euros

Cinco mil exemplares de notas de teor turístico alusivas ao Bom Jesus, em Braga, começam a ser comercializadas a partir de meados de novembro, em exclusivo naquele santuário, anunciou a Euro Souvenir Portugal no seu site de internet.

Estas notas, que foram criadas para efeitos turísticos e de colecionismo, estarão disponíveis em exclusivo naquele recinto religioso, em três espaços distintos – Hotel do Parque, Hotel do Elevador e Hotel do Templo, a partir do meio do mês de novembro, informou fonte da empresa.

As primeiras imagens típicas de Portugal em notas de zero euros foram lançadas em 2017. A circulação da nota, que não serve como moeda de troca e tem um custo de três euros, foi autorizada pelo Banco Central Europeu (BCE) no início de outubro, nesse ano.

Foto: Divulgação

Em setembro deste ano, Viana e Barcelos foram selecionadas para integrar esta coleção. No caso de Barcelos, também em selo.

As notas souvenir possuem as mesmas características de uma nota de euro verdadeira, como a marca de água, holograma, registo transparente, sistema de segurança e um número de série.

É considerada a última moda entre as lembranças adquiridas pelos turistas nos países que visitam e está já entre as lembranças mais vendidas.

O conceito de ter uma nota para um local de interesse turístico tem vindo também a atrair colecionadores.

A ideia foi lançada em 2015 por Richard Faille em França, tendo nesse ano sido lançadas 100 notas de diferentes locais, e já se estendeu à Alemanha, Áustria, Bélgica, Suíça, Países Baixos e Espanha.