Investigadores da Tesla revelaram esta quarta-feira um projeto para uma nova bateria de veículo elétrico que pode durar até 100 anos antes de precisar ser substituída, segundo revelou o jornal britânico ‘The Telegraph’. A divisão ‘Tesla Advanced Battery Research’, formada em 2016, fez parceria com a Dalhousie University, no Canadá, para criar uma bateria à base de níquel que oferece uma longevidade muito maior em comparação com as baterias atualmente usadas em veículos elétricos. O estudo foi publicado no ‘Journal of the Electrochemical Society’.

A Tesla atualmente fabrica e usa um tipo de bateria de íons de lítio chamada fosfato de ferro e lítio (LFP), que oferece alta densidade de energia que permite um intervalo mais longo entre as cargas. A alternativa à base de níquel descrita pelos investigadores é teoricamente capaz de superar as limitações de densidade de energia e durabilidade desse tipo de bateria, oferecendo um ciclo de vida muito aprimorado.

A missão de construir uma bateria de longa duração poderia reduzir os custos de fabrico e reduzir significativamente a pegada da indústria de veículos elétricos. Estima-se que as baterias nos modelos atuais da Tesla durem cerca de 322 mil quilómetros, ou mais de 20 anos, antes da capacidade de carga comece a cair mais de 20%.

Ao construir uma bateria que pode durar mais do que a vida útil do próprio veículo, pode ser reutilizada em novos modelos, talvez até várias vezes.