Braga promove programa de Férias de Natal incluIR+ decorre durante duas semanas

Nos últimos anos, o Município de Braga tem vindo a organizar programas de férias para crianças e jovens do Concelho. Este ano, foi disponibilizado um novo programa inclusivo a realizar nas pausas lectivas de Natal, Páscoa e Verão. O incluIR+ destina-se a crianças com idades entre os 6 e os 15 anos – no caso das crianças e jovens com necessidades específicas até aos 18 anos.

O programa dedicado às férias de Natal teve início no dia 19 de Dezembro e prolonga-se até ao dia 30. São duas semanas preenchidas com actividades eclécticas e que abrangem diversas áreas como teatro, artes plásticas, música, expressão dramática e corporal, pintura em tela; actividades promovidas pela Quinta Pedagógica, pelos Bombeiros Sapadores e também algumas actividades desportivas.

A vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social refere que este é um programa que pretende chegar a todos e todas. Durante uma visita realizada esta Quarta-feira, Carla Sepúlveda destacou o programa diversificado com actividades inclusivas, sem esquecer a diversão e fomento do pensamento crítico e da actividade artística que contribuem para a promoção das relações interpessoais. “Pretendemos que as crianças e jovens que participam no incluIR+ tenham duas semanas inesquecíveis não só a nível de actividades e entretenimento, mas também a nível de socialização. As actividades estão todas pensadas e preparadas para que os grupos interajam, permitindo, assim, uma maior interligação relacional entre os participantes e os técnicos responsáveis pelas diversas actividades. O programa foi articulado em conjunto pela equipa do Município de Braga e a CEA – Cooperativa de Ensino Artístico e foi pensado ao pormenor a pensar no bem-estar das crianças e jovens”, explicou.

Carla Sepúlveda destacou o corpo técnico que acompanha os participantes, tal como o apoio dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e do ACES Braga. “Temos uma equipa sensível e munida de conhecimento técnico, pedagógico e didáctico e este programa de férias só foi possível graças ao imprescindível apoio dos directores de Agrupamento das nossas escolas que, desde a hora em que lançamos o desafio, não hesitaram em disponibilizar espaços e recursos no sentido de garantir o melhor suporte aos participantes e respectivas famílias. O ACES Braga foi também um parceiro fundamental em todo o trabalho de preparação e formação das equipas que estarão durante duas semanas responsáveis pelas crianças e jovens. Trata-se de um investimento de cerca de onze mil euros que passa por apoiar as famílias nas pausas lectivas, desenvolvendo actividades de lazer estimuladoras de aprendizagens e bem-estar físico e emocional”.

O programa incluIR+ foi criado a pensar numa resposta educativa e social que satisfaça as necessidades das crianças/ jovens no período de férias lectivas. Trata-se de um projecto piloto que pretende proporcionar uma ocupação lúdico-pedagógica dos tempos livres. O projecto foi pensado para que a Educação pela Arte e Cultura, as componentes Ambientais e Desportivas desempenhem um papel primordial no incentivo ao desenvolvimento cognitivo e motor e na aquisição de novas aprendizagens e descobertas, promovendo, assim, o conhecimento e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

As férias de Natal realizam-se nas instalações da EB2/3 André Soares e acolhe 30 crianças e jovens. As actividades são asseguradas pela entidade executora CEA – Cooperativa de Ensino Artístico e apoiadas pelo pessoal não docente dos Agrupamentos de Escolas André Soares, Alberto Sampaio, Maximinos e Carlos Amarante.