Golos tardios valem vitória em Barcelos e Benfica segue isolado no topo

Barcelos, 29/04/2023 - O Gil Vicente Futebol Clube recebeu esta tarde, no Estádio Cidade de Barcelos, o Sport Lisboa e Benfica em jogo a contar para a 30ª jornada da Liga Portugal BWin 2022/23. Andrew Silva;Rafa;Rúben Fernandes (Gonçalo Delgado/Global Imagens)

Grimaldo e Chiquinho marcaram os golos decisivos. Águias estão agora a seis pontos do Sp. Braga, que hoje também venceu, e a sete do FC Porto, que só amanhã vai a jogo, frente ao Boavista. Na próxima ronda há duelo entre encarnados e… minhotos.

OBenfica sofreu mas venceu, este sábado, na visita ao Gil Vicente (2-0), em jogo da 30.ª jornada da I Liga. As águias voltaram a assinar uma exibição abaixo do nível esperado, mas acabaram por arrancar um triunfo, e os três pontos, claro está, graças aos golo de Chiquinho (73′), que saltou do banco para acabar com o nulo na primeira vez que tocou na bola, e de Grimaldo (86′), que fixou o resultado final através da marcação, com sucesso, de uma grande penalidade.

O Benfica segue, assim, na liderança isolada do campeonato, passando a somar 77 pontos, com mais sete do que o FC Porto, que apenas amanhã entra em ação, frente ao Boavista, e seis do que o Sp. Braga, adversário… da próxima ronda.

Os minutos inicias do Benfica em Barcelos não foram fáceis, mas as águias conseguiram empurrar o Gil Vicente para dentro da sua grande área ao longo dos minutos, ao mesmo tempo que foram acumulando algumas situações de perigo para fazer golo.

Depois de terem visto dois golos ser anulados, por fora de jogo, os comandados de Roger Schmidt ganharam confiança e começaram a aproveitar os espaços nas costas da defesa gilista. David Neres até teve uma oportunidade flagrante aos 38 minutos, após passe de Rafa, surgindo isolado na cara de Andrew, mas não conseguiu melhor do que atirar à figura do guardião brasileiro, deixando Gonçalo Ramos de braços abertos… a pedir a bola.

Pouco depois, Andrew entrou novamente em ação para assinar nova dupla defesa importante, garantindo que o nulo se mantivesse até ao intervalo.

Os primeiros 15 minutos do segundo tempo contaram com um Benfica menos agressivo no momento ofensivo e, ao contrário do habitual, depressa Roger Schmidt tomou medidas, abdicando de David Neres e João Mário para colocar Gilberto e Gonçalo Guedes em campo a partir dos 61 minutos de jogo.

Por seu lado, o Gil Vicente não se encolhia – bem pelo contrário – e Daniel Sousa respondeu às mexidas do adversário, apostando nas entradas de Fujimoto e Bilel.

As alterações de Schmidt não estavam a surtir efeito e o treinador alemão voltou a operar dupla mexida 72 minutos, fazendo entrar Chiquinho e Musa para os lugares de Florentino e Gonçalo Ramos.

Desta feita, as mexidas foram certeiras e Chiquinho desfez o nulo apenas um minuto depois de entrar em campo e na primeira vez que tocou na bola. Cruzamento de Aursnes na direita e cabeceamento certeiro do médio português a abrir as contas do marcador em Barcelos.

O golo soltou os jogadores encarnados e pouco depois surgiu o segundo, após Grimaldo converter uma grande penalidade em golo. O VAR entrou em ação para chamar à atenção de Fábio Veríssimo para uma mão de Rúben Fernandes. O lateral espanhol avançou sem receios para a marca do castigo máximo e confirmou a vitória encarnada em Barcelos.

Ainda antes do apito final, Petar Musa também quase fazia o gosto ao pé, mas o croata tirou mal as medidas ao chapéu aplicado a Andrew e acertou… na trave.

O Benfica consegue assim responder à vitória do Sp. Braga, que horas antes goleou o Portimonense, sendo que na próxima jornada haverá confronto direto entre estas duas equipas, no Estádio da Luz. Por sua vez, o FC Porto entrará amanhã, domingo, no Dragão pressionado a vencer o rival Boavista, sob pena de ver as águias fugirem na liderança do campeonato.

Já o Gil Vicente perde a possibilidade de saltar para o 13.º lugar, e respirar melhor na classificação, permanecendo com os mesmos 31 pontos que tinha à entrada para esta ronda.

Momento do jogo: O golo de Chiquinho chegou na altura em que já era evidente a ansiedade que se sentia em campo.

O treinador do Gil Vicente, Daniel Sousa, na sala de imprensa do Estádio Cidade de Barcelos, após a derrota frente ao Benfica (2-0), na 30.ª jornada da Liga:

«[Sente que o Gil concedeu o golo na fase em que estava melhor?] Foi um jogo difícil, como prevíamos. Conseguimos aguentar a falta de eficácia do Benfica, estivemos bastante organizados no início, faltou alguma clarividência na primeira linha de pressão. Os lances de fora de jogo que deram dois golos são uma coisa que trabalhamos, faz parte da nossa organização. Na segunda parte, sofremos um golo contra a corrente e que mudou o jogo.

[Golo de Chiquinho fez diferença?] Fez a diferença, o ritmo do jogo foi muito alto de início, quebrámos em alguns momentos e esse foi um deles. Com a frescura deles, com os jogadores que entraram, fizeram o golo.

[Sai frustrado?] A frustração é pelos jogadores, mereciam pelo sacrifício que tiveram em todo o jogo. Levar um golo aos 75 minutos contra a corrente é difícil.

[Faltou sentido de urgência ofensivo?] Não. Não faltou sentido de urgência, faltou alguma eficácia. Uma coisa é jogarmos contra equipas com objetivos diferentes, em que a nossa capacidade de criar oportunidades vem mais ao de cima, mas acabámos por criar e faltou eficácia.

[Não ganha há sete jogos. Está preocupado?] Não, de todo. É uma pergunta recorrente, sei que é um facto, os resultados não são os melhores, temos o jogo com o Desp. Chaves, em que devíamos ter saído com a vitória, com o Sp. Braga podíamos ter tirado mais qualquer coisa, mas foi um jogo desequilibrado em alguns momentos. Há jogos que não nos correram bem, como frente a Estoril, Rio Ave e Portimonense, mas não mexe com as coisas. Analisámos, vemos e comunicámos com os jogadores que as coisas não estão a sair a nível de eficácia, sobretudo. Obviamente o Benfica tem outros argumentos, mas com a eficácia que nos tem faltado nos outros jogos, podíamos ter saído com outro resultado.

A frustração não é da sequência [negativa], a sequência é má, é um registo, o que interessa é o jogo em si, e podíamos ter tirado mais alguma coisa. Essa é a frustração.

Um dos objetivos era manter a invencibilidade [em casa] em janeiro, foi cumprido, conseguimos esticar.

[Optou por Tiba no lugar de Fujimoto] Foi por uma questão de dar consolidar mais o meio-campo dar mais força, não que o Fuji não a traga, ele acrescenta muitas coisas ao jogo com bola e na pressão, com o Fran [Navarro] e o Tiba não funciona da mesma forma.

[Mais uma boa exibição de Gabriel Pereira. Está a dar-lhe dores de cabeça?] [Dá] dores de cabeça,sim, porque as opções são de grande nível e está a dar uma resposta muito boa. Deu contra o Sporting e em Braga, aqui foi uma resposta ainda mais forte. Dá as dores de cabeça porque tenho soluções com um nível bastante alto.

O treinador do Benfica, Roger Schmidt, na sala de imprensa do Estádio Cidade de Barcelos, após a vitória sobre o Gil Vicente (2-0), na 30.ª jornada da Liga:

«[Análise à partida] Foi um teste difícil, sabíamos antes do jogo que o Gil Vicente é uma boa equipa e que não é fácil ganhar aqui. Eles não têm concedido golos e precisávamos de ter paciência. Criámos boas oportunidades na primeira parte, mas não conseguimos marcar de forma a tornar as cosias mais fáceis e tivemos de mostrar paciência e caráter. As nossas substituições trouxeram frescura porque alguns jogadores estavam a acusar o cansaço. Foi um excelente momento para o Chiquinho marcar o seu primeiro golo esta época e foi uma vitória muito importante.

[Ambiente em Barcelos] Este é um estádio muito bom e é fantástico termos este apoio. Dá-nos uma grande motivação e esta atmosfera é sempre um extra para os jogadores. Estou muito feliz por termos ganho.

[Como se sentiu com o tempo a passar e o golo a não chegar?] Antes do jogo temos um plano definido e falamos sempre sobre a forma como vamos jogar. Marcámos no momento certo porque o jogo estava a ir na direção certa. Às vezes, fica difícil, mas temos de manter o foco. Foi isso que fizemos e acreditámos sempre. Criámos oportunidades e também aceito este tipo de jogos.»

Equipas iniciais

ONZE DO GIL VICENTE: Andrew; Carraça, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Adrián Marín; Giorgi Aburjania, Pedro Tiba, Vítor Carvalho; Murilo, Boselli e Fran Navarro.

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Aursnes, Otamendi, António Silva, Grimaldo; Florentino, João Neves, Neres, João Mário; Rafa e Gonçalo Ramos.