Eleitores Inscritos no Fórum Braga exercem direito de Voto

Mais de 4800 eleitores votaram antecipadamente este domingo, em Braga. Estavam inscritos 5448 eleitores para o voto antecipado, que decorreu no Fórum Braga, e destes, 4845 exerceram o seu direito de voto. A nível nacional, houve 252 mil inscrições para o voto antecipado, o maior número de sempre nas Eleições Europeias.

Caso o eleitor se tenha inscrito para votar antecipadamente mas não tenha conseguido exercer esse direito, poderá votar no dia das eleições europeias, em qualquer ponto do país.

A modalidade de voto antecipado foi instituída com a entrada em vigor da Lei Orgânica n.º 3/2018, por ocasião das eleições de deputados portugueses ao Parlamento Europeu em 2019, com o objetivo de reduzir a elevada taxa de abstenção registada neste ato eleitoral. Em 2019, Portugal teve a pior taxa de abstenção (68,6%) desde que pertence à União Europeia.

No dia 9 de junho, os eleitores portugueses poderão votar em qualquer parte do país, ou na véspera se estiverem no estrangeiro, graças à desmaterialização dos cadernos eleitorais. Assim, os eleitores apenas precisam de comparecer a uma mesa de voto, sem necessidade de informar previamente que pretendem votar fora do local habitual.

Em Portugal, concorrem às eleições europeias 17 partidos e coligações: AD, PS, Chega, IL, BE, CDU, Livre, PAN, ADN, MAS, Ergue-te, Nova Direita, Volt Portugal, RIR, Nós Cidadãos, MPT e PTP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here