Médico Joaquim Falcão será homenageado a título póstumo com Galardão “Saudade” em BragaCerimónia da XXVIII edição dos Galardões “A Nossa Terra” realiza-se esta sexta-feira no Forum Braga
A próxima edição dos Galardões “A Nossa Terra”, marcada para esta sexta-feira, 30 de maio, no Grande Auditório do Forum Braga, prestará uma homenagem póstuma ao médico Joaquim António Gomes Sobrinho Falcão, atribuindo-lhe o Galardão “Saudade”, símbolo de reconhecimento pelo legado deixado à cidade e à comunidade bracarense.
Natural de Mirandela e residente em Lamaçães (Braga) há várias décadas, Joaquim Falcão foi uma figura marcante da saúde em Braga. Formado em Medicina e Cirurgia pela Universidade do Porto, destacou-se no Hospital de São Marcos e, mais tarde, no Hospital de Braga, onde fundou o Serviço de Cirurgia Hepática após uma especialização em Paris, no prestigiado Centre Hépato-Biliaire Henri Bismuth. Ocupou também cargos de responsabilidade, como diretor do bloco operatório e responsável pela unidade de cirurgia hepato-bílio-pancreática.
O seu contributo estendeu-se ao meio académico, como tutor na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho e responsável pelos seminários clínicos do 5.º ano. Faleceu a 29 de fevereiro de 2020, aos 62 anos.
O Galardão “Saudade”, presente desde a primeira edição do evento, homenageia personalidades que, mesmo após a sua partida, continuam a inspirar através da obra deixada.
“É uma justa homenagem a quem já cá não está fisicamente, mas permanece vivo pelos ensinamentos e pelo impacto deixado na comunidade”, sublinha a organização.
A escolha do galardoado foi feita por um júri alargado composto por centenas de personalidades e instituições de Braga, seguindo o regulamento definido para esta 28.ª edição do evento.