Treinador do Lille confessa ainda que vai ser preciso melhorar o plantel tendo em vista o regresso às provas europeias.

Paulo Fonseca concedeu esta terça-feira uma entrevista aos meios oficiais do Lille, na qual fez um balanço da temporada no clube francês, a primeira que o técnico luso cumpriu em solo gaulês.

O português confessa que não esperava que o Lille terminasse no quinto lugar quando rumou à Ligue 1 na temporada transata, mostrando-se surpreendido com a qualidade no campeonato.

“Como eu disse depois da última partida: se alguém no início da época tivesse dito que terminaríamos em 5º, eu teria assinado por baixo. Iniciámos um novo ciclo com um novo treinador, muitos jogadores novos, uma forma diferente de jogar. Mas no final, quando fazemos um balanço de tudo isso, podemos dizer que foram produzidas muitas coisas positivas nesta época. Coletivamente, muitas vezes dominámos, criamos muitas oportunidades e, ao contrário, muitas vezes impedimos o adversário de criar alguma. As satisfações são muitas”, começou por dizer Paulo Fonseca.

“Fiquei muito surpreendido com a qualidade da Ligue 1. Seja pela qualidade dos jogadores, dos treinadores, das partidas, do show, dos estádios, dos adeptos ou dos árbitros. Há uma atmosfera excepcional. Já tive oportunidade de dizer, mas aqui em França alguns não fazem ideia do real valor do campeonato”, prosseguiu, destacando o grande apoio que os adeptos deram ao longo de toda a época que agora findou.

“Tenho que confessar que não esperava isso. Fiquei realmente muito surpreendido com os nossos adeptos ao longo desta época, na sua relação com a equipa, nas suas canções, na sua presença nos jogos fora também. Não tenho palavras para expressar o que senti, exceto para dizer que o clima no estádio era extraordinário. Sem dúvida, eles desempenharam o seu papel como o décimo segundo jogador. Tenho muito orgulho dessa conexão entre a equipa e seu pública”, frisou Paulo Fonseca.

Com o quinto lugar na Ligue 1, o Lille assegurou o regresso às competições europeias. Paulo Fonseca confessou que vai ser preciso melhorar o plantel tendo em vista a próxima temporada.

“Em primeiro lugar, acho que temos uma responsabilidade, a de estarmos à altura. Jogar em uma competição europeia é importante, mas também é mais difícil. Ainda temos que melhorar, melhorar a equipa, porque vamos disputar mais competições. Estamos a trabalhar nisso”, finalizou.