Mulher de narcotraficante `El Chapo´Guzman detida nos EUA

Emma Aispuro, de 31 anos, com nacionalidade norte-americana e mexicana, foi detida no Aeroporto internacional Dulles, no estado da Virgínia. Entre as acusações, inclui-se a de ser um dos cérebros na famosa fuga de El Chapo de 2015.

mulher do narcotraficante mexicano `El Chapo´ Guzman, líder do cartel de Sinaloa detido nos Estados Unidos, foi também detida na segunda-feira pelas autoridades norte-americanas num aeroporto no Estado da Virgínia, anunciou o Departamento de Justiça.

Emma Coronel Aispuro, de 31 anos, que detém dupla nacionalidade norte-americana e mexicana, foi detida no aeroporto internacional Dulles e deverá comparecer já esta terça-feira perante um juiz federal, enfrentando acusações relacionadas com narcotráfico.

Entre as acusações incluem-se conspiração para distribuir cocaína, metanfetaminas e marijuana nos Estados Unidos, mas também de participar ativamente na fuga de Guzman de uma prisão mexicana em 2015 e de planear um segundo resgate do marido, até que este foi extraditado, em janeiro de 2017, a pedido das autoridades norte-americanas.

Guzman foi julgado e condenado em 2019 nos Estados Unidos e encontra-se a cumprir pena de prisão perpétua.

Emma Coronel Aispuro, de 31 anos, é a mulher do narcotraficante "El Chapo"
Emma Coronel Aispuro, de 31 anos, é a mulher do narcotraficante “El Chapo”© EPA/JOHN TAGGART

De acordo com os procuradores norte-americanos, Emma Coronel Aispuro foi um dos cérebros da célebre fuga de 2015, que envolveu a construção de um túnel iluminado de 1,6 quilómetros, no qual foi instalada uma motorizada sobre carris, até ao chuveiro da cela de Guzman.

Para fazer a escavação e preparar a fuga, foi comprado um terreno próximo da prisão, além de um carro blindado.