Influência de massas de ar tropicais vai provocar subida acentuada da temperatura, com noites tropicais e possível presença de poeiras do norte de África.

As temperaturas vão subir de forma significativa a partir deste domingo, 15 de junho, na região do Minho. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os termómetros poderão atingir os 37ºC em Braga na próxima terça-feira, devido à conjugação de fatores meteorológicos que favorecem a entrada de ar tropical.

De acordo com o IPMA, esta subida deve-se à influência conjunta de um anticiclone a sul das Ilhas Britânicas e de um vale depressionário que se estende do norte de África até à Península Ibérica. Esta configuração promove o transporte de massas de ar quente, responsáveis pelo aumento das temperaturas máximas, sobretudo entre os dias 15 e 18 de junho.

Em Braga, as máximas vão rondar os 32ºC no domingo, subindo gradualmente até atingirem os 37ºC na terça-feira. Já em Viana do Castelo, tradicionalmente mais fresca devido à influência marítima, os termómetros vão oscilar entre 28ºC no domingo e 33ºC na terça e quarta-feira.

Apesar das temperaturas elevadas, o IPMA sublinha que este tipo de situação não é invulgar para esta altura do ano.

A acompanhar o calor, prevê-se ainda uma subida das temperaturas mínimas nos dias 16 e 17, o que poderá resultar em noites tropicais (com mínimas superiores a 20ºC) em grande parte do território continental.

O IPMA alerta igualmente para a possibilidade de ocorrência de poeiras em suspensão, provenientes do norte de África, o que poderá afetar a qualidade do ar e a visibilidade.